Nos Estados Unidos eles denominam a técnica como Sandplay (acho que tem a ver com quem desenvolveu a técnica) mas no Brasil é mais conhecida como jogo de areia.
Me foi proposto pela minha terapeuta o jogo de areia pelo fato de eu simplesmente não conseguir falar coisas necessárias para que ela me ajude.
Como foi a experiencia para mim:
Eu fui levada a uma sala diferente do consultório e lá havia uma caixa de areia no chão e nos sentamos ao redor dela e o comando que me foi dado é que eu devia construir um mundo o meu mundo de qualquer época da minha vida, então ela me levou até um armário com muitas prateleiras e em cada prateleira havia uma infinidade de miniaturas de coisas que são comuns para nós e outras nem tanto tipo: carros, casas, árvores, pessoinhas, cadeiras, mesas, animais, pontes e por aí vai.
Ela me deu uma cesta que eu fui colocando os elementos que eu precisava tirar de dentro do armário para criar o meu mundo, e depois de estar com todos eles eu comecei a movimentar a areia da caixa para colocar cada elemento no seu devido lugar, nessa hora me veio muita coisa em mente em especial coisas da minha infância e me pareceu uma brincadeira também, eu geralmente fico nervosa nas sessões querendo ir embora mas desta vez não ocorreu isso, eu me senti protegida pois não estava falando nada, o meu mundo estava dentro da caixa. Eu consegui na internet algumas fotos da caixa e ela é exatamente assim, azul por dentro e com areia bem fina.
A terapeuta me fez poucas perguntas e só observou, no final tirou fotos e pediu que eu deixasse o cenário como estava. Ela também fez alguns comentários sobre o meu cenário que eu deixarei para outro post...
![]() |
| prateleira com miniaturas (foto retirada da internet) |
Neste vídeo vocês podem ver uma explicação em português sobre a técnica por que quase não encontrei vídeos em português.
Espero que ajude a quem se interessar.






Interessante essa técnica eu nunca tinha ouvido falar, que bom que está te ajudando, vou pesquisar mais!!! =)
ResponderExcluirEnlouqueSer Blog